quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aos 84, morre Djalma Santos, craque do Brasil bicampeão mundial

Aos 84, morre Djalma Santos, craque do Brasil bicampeão mundial

Ex-lateral da seleção brasileira bicampeã do mundo, Djalma Santos morreu na noite desta terça-feira, aos 84 anos. Ídolo do Palmeiras, Portuguesa e Atlético-PR, o eterno craque estava internado no hospital Doutor Helio Angotti desde o dia 1º de julho, com insuficiência respiratória e pneumonia. Após uma breve melhora, Djalma voltou a ficar em estado grave e não resistiu.

Ainda chamado apenas de ‘Santos’, Djalma ganhou destaque inicialmente na Portuguesa, no final da década de 1940. Em 1954, disputou três partidas na Copa do Mundo, mas foi no mundial seguinte, em apenas um jogo – na decisão contra a Suécia – que Djalma Santos, agora já chamado deste jeito, alcançou pela primeira vez a maior glória que o futebol pode proporcionar. Em 1962 o lateral repetiu o feito na Copa do Chile.

Com a camisa da Portuguesa, Djalma Santos conquistou três vezes o torneio Rio-São Paulo. Pelo Palmeiras brilhou de 1959 até 1968 e levantou duas Taças Brasil, um torneio Roberto Gomes Pedrosa, um Rio-São Paulo e três Campeonatos Paulistas. 

Pelo Atlético-PR, aos 41 anos, conquistou o título estadual em 1970. Além da grande habilidade com os pés, Djalma também foi um dos primeiros jogadores conhecidos por fazer cobranças da lateral para dentro da área, já que possuía uma incrível força nas mãos, adquirida na época em que trabalhou em fábricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário