segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Secretária de Assistência Social fala sobre os Cursos do Pronatec em Caicó

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Soraya Dias anunciou a realização de vários cursos do Pronatec, no município de Caicó, zona urbana e rural.
Soraya disse que os cursos do Pronatec vem acontecendo desde fevereiro, com a participação dos parceiros IFRN, SENAI, SENAC e SENAR e já foram capacitadas mais de 500 pessoas.

Foi feito um novo convênio com a Escola Agrícola de Jundiaí, através da UFRN e serão ofertados novos cursos. 

No Distrito da Palma serão realizados os cursos de Auxiliar de Técnico de Agropecuária, Bovinocultor de Leite. Na zona urbana, os cursos serão de Auxiliar de Cozinha e Costureiro, que vão funcionar na Escola Profissional de Caicó, que fica nas imediações do Hospital do Seridó.

Já no IFRN, serão ministrados a partir do dia 16 de agosto, os cursos de Eletricista Predial (baixa tensão), Auxiliar Administrativo, Costureiro, Operador de Computador, Desenhista de Moda, Instalador e Reparador de Redes de Computador, Cuidador de Idosos e de Ligas. Os cursos já estão pactuados e começam neste mês.

Será feito um levantamento até o final do ano para ver quantas pessoas foram absolvidas no mercado de trabalho. “Fizemos um convênio como SINE e nós vamos ter essa parceria via SINE e Prefeitura de Caicó com os empresários de Caicó, para ver qual a necessidade que nós teremos para incluir essas pessoas”, disse Soraya Dias.
Ela confirma que a preocupação é que as pessoas participem, se capacitem e se profissionalizem, mas que tenha uma absolvição dentro do mercado de trabalho, que é a linha de entendimento do Pronatec.

O público alvo, de imediato, são os beneficiários do Programa Bolsa Família.

“A preocupação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome é com as pessoas que são beneficiárias. Eles precisam ter um entendimento que esses recursos, eles vão receber temporariamente. Não é uma aposentadoria, não é um benefício de prestação continuada. É um programa que venha a atender a necessidade imediata das pessoas que estão sem trabalhar e sem nenhum vínculo empregatício, direta ou indiretamente”, ressaltou a Secretária Soraya Dias.

De acordo com ela, além de receber a ajuda do Governo Federal, as pessoas precisam entender que precisam se capacitar para trabalhar. Só poderá fazer a inscrição, a pessoa que tiver o NIS – Número do Identificador Social. A clientela dos cursos abrange a faixa etária de 16 a 59 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário