segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde desenvolve programa que estimula caicoenses a deixar de fumar

Deixar o vício pelo cigarro não é tarefa fácil, principalmente para 47% da população masculina e 12% feminina no Brasil. Com o objetivo de reverter a situação, o Ministério da Saúde desenvolve o Programa Deixando de Fumar sem Mistério, que estimula as pessoas a deixar o vício. 
 Em Caicó, a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó fez a adesão ao programa e implantou no Município. O bairro pioneiro foi o João XXIII que, na noite da última terça-feira (27/08), iniciou as atividades e reuniu um grupo de 15 pessoas na Unidade Básica para a primeira reunião. 
O encontro serviu para contar as experiências dos populares e foi propício para marcar o início da recuperação. “Os pacientes já tiveram um primeiro contato individualmente com o médico infectologista, Dr. Eduardo. Ele fez uma avaliação da saúde das pessoas e nesta terça-feira iniciamos a nossa primeira reunião em grupo para ter uma conversa, orientá-las e entregar a medicação”, disse Rebeca Vieira, enfermeira do UBS. 

No bairro caicoense, o trabalho começou com a identificação de pessoas fumantes, através das visitas dos agentes de saúde. Em seguida é feito um cadastro, uma avaliação individual pelo médico e, caso o paciente necessite, a secretaria fornece a medicação. 

“Não é todo mundo que precisa da medicação, tem pessoas que vão deixar o cigarro sem precisar tomar remédio. Mas, de acordo com o médico, alguns pacientes vão tomar um comprimido por dia durante três dias e, em seguida, dois comprimidos por dia. Depois disso, o infectologista voltar a fazer uma avaliação para saber quem está adaptando-se com o remédio”, explicou Vieira. No Rio Grande do Norte, 13,1% da população maior de 18 anos é fumante. 

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, além dos danos à saúde, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade. "A cada 300 cigarros produzidos, 1 árvore é derrubada. Quem fuma 20 cigarros por dia derruba 2 árvores por mês", informou. Por Assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário