segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOTÍCIAS DO SENADO: Fim do teto de financiamento da casa própria está na pauta da CAE


Você está aqui: Portal de notícias
Plenário

Discussão sobre pacto federativo terá quatro eixos: reforma do ICMS; desenvolvimento regional; novo indexador de dívidas estaduais; e convalidação de incentivos fiscais julgados inconstitucionais.
Foto: Guilherme Filho / Secom-MT
CCJ
A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo (PEC 22A/2000) poderá contemplar duas lutas históricas do Congresso Nacional: a obrigatoriedade de liberação das emendas parlamentares ao Orçamento da União e a definição de uma fonte estável de financiamento para a saúde pública.

Lagoa Nova celebra Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

A Festa segue até 4 de outubro, dia do Santo protetor do meio ambiente e dos animais, quando acontece a procissão, considerada uma das maiores manifestações religiosas da região.
O município de Lagoa Nova, na Serra de Santana, abriu oficialmente na noite de terça-feira (24) os festejos ao padroeiro São Francisco de Assis. 
Houve o encontro das imagens peregrinas de São Francisco de Assis na entrada da cidade. Depois, os fiéis seguiram em carreata até a Igreja Matriz onde as bandeiras serão hasteadas e será celebrada a Missa em Ação de Graças por todos os que trabalham e fazem a festa com sua ajuda pessoal, espiritual e material. 
Para o padre Rivaldo Pereira, pároco do município, a Festa do Padroeiro é sempre um tempo de graça e de grandes possibilidades de crescimento para as pessoas e as comunidades. “Principalmente neste novo tempo que estamos vivendo com o Papa Francisco, que tem suscitado um novo impulso para a vivência da Fé, assumindo novo ardor para a Missão da Igreja”, cita o padre na mensagem aos paroquianos.
Vista parcial de Lagoa NovaA preparação para a Festa começou no mês de agosto com novenas e visitas do Santíssimo Sacramento a diversas partes da cidade. 
O tema da festa este ano é “São Francisco, testemunha da Fé ontem e hoje” e foi inspirado na Carta Encíclica “Lumen Fidei” do Papa Francisco. “A história de vida de São Francisco de Assis nos mostra um grande destemor e empenho pela vivência da Fé e pela evangelização”, lembra padre Rivaldo que convida os fiéis a festejarem o querido padroeiro inspirados no exemplo de Francisco e fortalecidos pela Palavra de Deus.
O prefeito João Maria Assunção destacou, em sua mensagem à população, que a Festa de São Francisco de Assis é um tempo especial em que as famílias se reúnem para agradecer as graças alcançadas e pedir dias melhores. 
“A festa é uma oportunidade para renovarmos nossas convicções, valores, forças, fé e energias espirituais, para continuarmos com esperança e coragem para lutarmos por uma Lagoa Nova mais prospera e digna para todos”, disse.
A Festa coordenada pelos padres Rivaldo Pereira e João Júnior e pelo diácono Edival Coutinho contará com a participação de outros religiosos e religiosas. Haverá missas diariamente e todas as noites celebração das novenas na Igreja Matriz.
Cruzeiro em Lagoa Nova (800x530)No dia 3 de outubro, às 5:30 da manhã, haverá a recitação do Terço no Cruzeiro da Baraúna – local onde foi celebrado a primeira missa da cidade – com missa e café partilhado.
No dia 4, Dia de São Francisco de Assis, às 6 horas haverá a celebração da missa dos Peregrinos de Cerro Corá que vem da cidade vizinha trazendo a imagem do padroeiro cerrocoraense São João Batista. 
Às 8 horas acontecerão os batizados e às 10 horas a Solene Celebração da Santa Missa Presidida pelo administrador da Diocese de Caicó padre Ivanoff Pereira, ex-pároco de Lagoa Nova.
Igreja Matriz de Lagoa Nova
À tarde, uma multidão de fiéis tomarão as ruas da cidade na Procissão de São Francisco de Assis e em seguida haverá o arreamento das bandeiras e a celebração a missa de encerramento da Festa.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
A programação da Festa deste ano foi lançada no dia 15 de setembro no Almoço de São Francisco de Assis no Ginásio João Balão. 
A Noite Maior do Pavilhão e o tradicional Leilão de São Francisco será no sábado (28). Outros leilões também estão programados, bem como outras atividades sociais:
Leilões

Leilão de Doces e Salgados – Quarta-feita (25) às 21 horas, na Feira Coberta, com música ao vivo
Leilão das galinhas vivas – Sexta-feira (27) às 21 horas, na Feira Coberta
Leilão no Condomínio Portal da Serra – Sábado (28), às 21 horas
Leilão para as mulheres – Domingo (29) às 21 horas, na Feira Coberta

Leilão Secreto e Chá de São Francisco – Segunda-feira (30), às 21 horas, na Feira Coberta
Jantar do Amigo Boião com música ao vivoTerça-feira (1º), às 21 horas, na Escola Municipal João XXIII
Louvor da juventude
Quarta-feira (2), às 21 horas, na Feira Coberta
Jantar de São Francisco de Assis
Quinta-feira (3) às 21 horas, na Feira Coberta, com animação de Diego Pessoa
Outras atividades sociais também já foram realizadas antes da abertura oficial da Festa como o II Festival de Fondue na noite do sábado (21) a II Cavalgada em honra a São Francisco de Assis e a Feirinha no domingo (22). 
O Bazar de São Francisco funcionará todas as tardes no Centro Pastoral.

ADESE participa de mesa redonda na Faculdade Católica Santa Terezinha


Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) recebeu convite, através de ofício, da Faculdade Católica Santa Terezinha, em Caicó/RN, para participar de uma mesa redonda sobre "Projetos Sociais: desafios na elaboração, execução e avaliação".

A mesa redonda acontecerá na instituição, no dia 30 de setembro, às 20:30h, e teve como convite e organização da Professora Frânsile Quinto Bezerra, pertencente ao quadro do curso de Serviço Social da Faculdade.

A ADESE será representada pelo novo Diretor Secretário, Marcelo Gomes de Araújo Leal, e pela gestora ambiental da Agência, Paula Salmana.

O encontro pretende esclarecer aos alunos do 6º período do curso de serviço social, os mecanismos que a agência utiliza ao elaborar seus projetos.

Por Ivanilson Barros Júnior - Assessoria de imprensa da ADESE 

Campeonato Ruralzão 2013 será atração no município de Caicó





Aconteceu no sábado (28/09/2013), no Centro Administrativo, a reunião final do Campeonato de Futebol de Campo Ruralzão/2013, na qual todos os dirigentes das equipes participantes assinaram aceitando o regulamento do campeonato, como também, foram entregues e conferidas todas as fichas de inscrições dos atletas das equipes que irão participar do Ruralzão/2013. 

Nessa reunião, cada equipe que irá participar do referido campeonato, fez a doação de alimentos não perecíveis, os quais serão doados para Casa de Apoio em Natal/RN, a qual recebe, como muito amor, pessoas carentes de Caicó para fazer vários tipos de tratamentos de saúde naquela capital. Também foi realizada pela organização do Ruralzão, a entrega de 01 bola para cada equipe participante.

O Ruralzão/2013 terá seu ponta pé inicial no dia 05 de outubro e terminará no dia 10 de novembro de 2013.
Segue abaixo a relação dos primeiros jogos do Ruralzão 2013.
Dia 05/10/2013 (próximo Sábado):
Vajota x Bela flor, na Vila I do Sabugi, Cachos x Lagoa do meio, no Distrito Palma
Dia 06/10/2013 (Domingo):
Itans x Barra da Espingarda, no Campo do Itans, União x juventude, em Laginhas,Vila I x Vila II, na Vila I do Sabugi.
Todos os jogos terão seu início às 15h30min.
O Ruralzão é mais um evento esportivo realizado pela Prefeitura Municipal de Caicó, Através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Osvaldo Garcia de Medeiros
Coordenador Municipal de Esportes

Organizador do Campeonato