quinta-feira, 31 de outubro de 2013

RN Sustentável investe na regionalização dos serviços de saúde

Na última terça-feira (29), o Governo do Estado assinou um acordo de pactuação entre as secretarias que possuem participação direta na execução das ações do Programa RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) será beneficiada com aproximadamente 40 milhões de dólares, a serem investidos nas redes materno-infantil, de urgência e emergência, cuidados oncológicos, além da área de gestão e recursos humanos.

“Este recurso vai ser aplicado na regionalização dos serviços de saúde”, explicou a gerente do Programa RN Sustentável na Sesap, Ana Petta. De acordo com Ana, os principais objetivos são reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil; aumentar a disponibilidade de diagnóstico precoce de qualidade para câncer de mama e colo do útero e aumentar a disponibilidade de instalações, bem como de recursos humanos e financeiros. “Estamos na fase inicial de elaboração de termos de referência e abertura de processos de licitação, para darmos início às atividades, de fato, em 2014”, disse Ana Petta.

Com relação à rede materno-infantil, as principais metas são reformar e equipar 23 maternidades (filantrópicas, estaduais e municipais); equipar 35 leitos de UTI neonatal; qualificar profissionais de saúde em assistência pré-natal; construir/reformar e equipar bancos de leite humano em Mossoró e Pau dos Ferros; construir e equipar o Hospital Materno Infantil em Mossoró (previsto para 2015, em parceria com a Universidade Estadual do RN-UERN).

Já os Cuidados Oncológicos incluem a melhoria de quatro Centros de Referência para diagnóstico de doenças do câncer (nos municípios de Assu, João Câmara, Santo Antônio e São Paulo do Potengi); a implementação de programa de educação continuada para os profissionais de saúde e gestores; a estruturação de laboratórios de Anatomo-histopatologia e Citopatologia.

Quanto aos serviços de Urgência e Emergência, as atividades englobam, principalmente, a reforma e aquisição de equipamentos para sete hospitais regionais (nos municípios de São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, São José de Mipibu, Pau dos Ferros, Caicó e Assu), além da qualificação de médicos intensivistas.

O público alvo dos investimentos do RN Sustentável na saúde serão crianças com idade de 0 a 24 meses, mulheres em idade reprodutiva, que correm o risco de mortalidade materna, mulheres com idade entre 25 e 69 anos, com maior risco de câncer de mama e do colo do útero, bem como a população em geral que necessite de atendimento de emergência.

Para garantir que os investimentos do Programa sejam aplicados nas áreas mais carentes e necessárias da Saúde, o Governo do Estado está realizando um processo seletivo, através do Banco Mundial, para contratação de cinco consultores para atuação na Sesap. Um total de 700 mil dólares foram doados pelo Banco Mundial para este processo. Os consultores irão atuar nas áreas de planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, compras e setor financeiro, além de atuação nos sistemas de monitoramento e informação. O trabalho dos consultores terá como meta implementar uma avaliação rápida e a produção de um Plano de Ação (RAAP), de forma a executar medidas necessárias para gestão em áreas críticas da saúde estadual.

Cantora relata experiência de ter participado do “The Voice”, um dos maiores programas de revelação de talentos do mundo


FERNANDA AZEVEDO 5Depois de aprovada na seletiva regional e ser chamada às pressas ao Rio de janeiro (RJ) para participar das audições às cegas do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, a cantora areia-branquense Fernanda Azevedo, 24 anos, por pouco não realiza o sonho de participar de um dos maiores programas de revelação de talentos do mundo.
Fernanda se deslocou ao Rio de Janeiro, mas não chegou a se apresentar para os técnicos (jurados) sob a alegação de que as vagas para a audição haviam sido preenchidas.
“Tudo começou quando me inscrevi por meio de um vídeo gravado por João de Castro, um amigo da família, a quem sou muito grata, pois nunca pensei que um vídeo tão simples fosse me levar tão longe”, conta.
O vídeo produzido por Fernanda Azevedo com o qual se inscreveu no The Voice Brasil continha trechos de músicas de Luiz Gonzaga, Marisa Monte e Cazuza intercaladas a falas da cantora sobre sua vida e incursão no mundo da música.
Fernanda Azevedo, uma das maiores revelações no cenário artístico/musical da cidade
Embora não acreditasse que daria certo, passado algum tempo ela recebeu um telefonema avisando que havia sido selecionada para a próxima etapa do programa, que seria uma seletiva em Natal, com a participação de candidatos inscritos nos estados das regiões Norte e Nordeste.
“Então fui a Natal e fiz uma seletiva, cantando com o acompanhamento de violão as músicas "Que nem Jiló" (Luiz Gonzaga) e "Codinome Beija-flor" (Cazuza). Depois disso passei para uma fase de entrevistas. Daí, voltei para casa e fiquei aguardando. Quando foi em julho recebi uma ligação que tinha sido selecionada para a próxima fase, no caso, as audições às cegas”, relata Fernanda Azevedo.
O passo seguinte, de acordo com Fernanda Azevedo, foi sua ida ao Rio de Janeiro, sozinha, em 30 de julho passado. “Foi uma experiência maravilhosa. Passei o dia inteiro no Projac (Central Globo de Produções), tive a oportunidade de conhecer músicos incríveis, trocar experiências, escolher a música, assinei vários contratos de exclusividade, uso de imagem, inclusive com a gravadora Universal Music. Viajei e voltei do Rio sem poder falar nada sobre o assunto por força das cláusulas contratuais, sob pena de ser desclassificada. Vim para Areia Branca e fiquei esperando me chamarem no meu dia de gravação”, acrescenta.
Mas Fernanda Azevedo não retornou ao Projac para participar das audições às cegas (quando os técnicos ficam de costas para o candidato que se apresenta e ouvem apenas sua voz. Se algum técnico se interessar por aquela voz, ele aperta o botão vermelho em sua cadeira, ela gira e, finalmente, o participante é visto). Ela foi informada que os técnicos já haviam preenchido suas vagas, formado seus times de candidatos.
Fernanda Azevedo incentiva inscrição de artistas da terra
FERNANDA AZEVEDO 3A cantora Fernanda Azevedo é muito requisitada para shows e eventos festivos na cidade e na região  
Sem nenhum ressentimento, Fernanda Azevedo incentiva os cantores de Areia Branca a se inscreverem no programa no ano que vem. “Eu pude ver que é possível”, afirma. “Eu estou muito feliz, pois a visibilidade que a participação no programa proporcionou foi intensa”, acrescenta.
Para Fernanda Azevedo, que está prestes a se formar em Direito e pretende conciliar as atividades de advogada e cantora, as oportunidades profissionais estão surgindo. Ela cumpre uma intensa agenda de shows em barzinhos, clubes sociais, festas de formatura, casamento e ainda arranja tempo para ser vocalista da banda Flashback, cujo repertório é basicamente músicas dos anos 60, 70, 80, entre outros.
Ultimamente ela é muito requisitada para participações em programas de rádio e televisão. “Mesmo não tendo chegado lá, o “The Voice” foi uma experiência ótima. Estou mantendo contato com gente importante da área da música e o carinho das pessoas da minha cidade e dos lugares onde tenho me apresentado está sendo incrível. Isso é gratificante”, diz.
Fernanda Azevedo canta desde pequena, tendo iniciado em corais da igreja e já tendo participado de festivais de música como “A Mais Bela Voz”, conquistado o título da etapa local do conceituado concurso de calouros em 2011.
Pronta para o mercado externo, a cantora Fernanda Azevedo deu mais um passo importante na carreira que está apenas começando, ao lançar em maio passado o seu primeiro CD.
“Foi mais um trabalho de divulgação, com uma seleção de sucessos de cantores renomados. Não esperava tanta repercussão, foi um momento marcante em minha vida. A receptividade do areia-branquense é algo contagiante. A cada dia vocês me ajudam a realizar os meus sonhos”, conclui Fernanda Azevedo, que ainda este ano pretende lançar seu primeiro CD autoral. (Matéria de Luciano Oliveira para a capa do caderno  Regional do jornal O Mossoroense, edição de domingo, 27/10/2013). 
FERNANDA  AZEVEDO BELO VISUAL                           Fernanda Azevedo e o belo visual do cais de Areia Branca (Foto: Evandson Bernardo)
Por costabrancanews

Escola Estadual de Jaçanã tem gestão premiada nacionalmente


Premio Gestão Escolar 2013 03Entrega do prêmio contou com a presença da secretária Betânia Ramalho (terceira à dir.)
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) entregou na tarde desta quinta-feira, 31, em Brasília, o Prêmio Gestão Escolar 2013. O diretor Othon Mário de Araújo, da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, foi apontado como um dos seis melhores do país, numa seleção de 9 mil gestores brasileiros. Como prêmio, a Escola ganhou R$ 10 mil e o diretor ganhou uma viagem de intercâmbio de 22 dias nos Estados Unidos.
Em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa, a governadora Rosalba Ciarlini comemorou o prêmio, ao lado da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. "Esta é a segunda vez que a rede escolar do Rio Grande do Norte tem gestores em destaque neste prêmio. No ano passado, a diretora Maria Goreth Silva, da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, também ficou entre as seis melhores do país", lembrou a governadora.
Premio Gestão Escolar 2013A secretária Betania Ramalho parabenizou o diretor premiado e a equipe da Escola de Jaçanã. “Não há segredo para uma escola conseguir bons resultados. Quando o diretor e os professores trabalham juntos, com o acompanhamento da comunidade escolar, os alunos sempre saem ganhando”. Ligada à 7ª Diretoria Regional de Educação, a escola Terezinha Carolino possui sete salas de aula, salas administrativas, grêmio estudantil e um serviço de rádio que permite a comunicação entre as salas de aula.
Secretária Betânia Ramalho com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante 
De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional.”
Além da escola potiguar, outras cinco escolas do país ganharam o diploma “Escola Destaque Nacional”, além dos R$ 10 mil. (Com informações da Assecom-RN).

Ministro das Cidades e Governadora assinam convênio de R$ 504 milhões para o Sanear RN

Por Assessoria Caern
Ministro das Cidades, Aguinaldo Veloso Ribeiro

Mais de meio bilhão de reais para a execução de obras de saneamento de Natal estarão disponíveis para o Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira (1º). O convênio para liberação de R$ 504 milhões pela Caixa Econômica Federal será assinado pela Governadora Rosalba Ciarlini. Evento será realizado às 15h, na Escola de Governo, e contará com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Veloso Ribeiro.

Com este investimento, será possível à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciar e retomar mais obras de esgotamento sanitário em todas as regiões da capital, além das que já estão em andamento, dentro do plano de ação Sanear RN.

Com este valor será possível executar 835 km de redes coletoras de esgotos, 36,8 km de emissários de recalque e mais 108.234 novas ligações de esgotos aos imóveis da cidade. Todo o esgoto coletado será levado para a destinação final, e receberá tratamento adequado pelas futuras Estações de Tratamento de Esgotos: ETE Jaguaribe e ETE Guarapes.

A obtenção dos recursos foi possível graças à qualidade técnica dos projetos desenvolvidos pela equipe de engenharia da Caern, que conseguiu, através dos estudos e gráficos submetidos à análise do Governo Federal, demonstrar a relevância de um investimento tão alto para o Rio Grande do Norte, concorrendo com outros projetos do país inteiro.

Este é mais um grande passo para uma melhor prestação dos serviços pela empresa, que este ano conseguiu alcançar o equilíbrio financeiro e habilitar-se à obtenção de financiamentos dos órgãos do Governo Federal, com resultados alcançados a curto, médio e longo prazo. Na capital, o projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal do Natal.

HISTÓRICO

O plano de ação Sanear RN, lançado oficialmente em junho passado, contempla um investimento de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em obras de saneamento em 18 cidades potiguares, sendo destes, R$ 696 milhões para deixar Natal totalmente saneada. Todos os recursos são destinados a aumentar a cobertura de esgotamento sanitário provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os projetos para os bairros da zona Norte vão beneficiar cerca de 214 mil habitantes, e os dos bairros das zonas Sul, Leste e Oeste vão contemplar 148 mil pessoas destas áreas.

Com este trabalho, a cidade passará de 36,5% para quase 100% de coleta e tratamento de esgotos. O Sanear RN tem ainda a perspectiva de 80% de saneamento da população do RN, uma vez que o Plano contempla, também, as cidades de Areia Branca, Assú, Goianinha, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pium, Cotovelo e Pirangi, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Tibau do Sul e Pipa, Canguaretama, Apodi, Parelhas, São Paulo do Potengi, Macaíba e Caicó.

Notícias do Senado: PEC do voto aberto será votada na próxima quarta-feira


Você está aqui: Portal de notícias
Conflito agrário

Risco de um “banho de sangue” em localidades no Mato Grosso do Sul e Alagoas é iminente, segundo representantes de entidades rurais. Senadores cobram explicação do ministro da Justiça.
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
25 anos de Constituição
As garantias políticas, as inovações no campo social e o caráter cidadão da Constituição de 1988, foram destacados na sessão solene realizada pelo Senado, nesta terça-feira (29), em homenagem aos 25 anos da Carta Magna.

Atlético-PR 1 x 0 Grêmio - E podia ter sido mais para o Furacão!

Curitiba, PR, 30 (AFI) – Em confronto de dois times que vivem boa fase no Brasileirão no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, melhor para o Atlético-PR. Jogando na Vila Capanema, em Curitiba, o Furacão pressionou apartida inteira, mas saiu de campo com a vitória pequena de 1 a 0 na noite desta quarta-feira. A Rádio Banda B (Curitiba) e aRádio Grenal (Porto Alegre), parceiras doFutebol Interior, transmitiram a partida.
 Confira! 

Com o resultado, o Furacão leva boa vantagem para o jogo de volta, que será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Com um empate, o Furacão chegará nas finais. Como não levou gol em casa, o time de Vágner Mancini poderá até perder por um gol de diferença para chegar na final, desde que marque um gol. O Grêmio precisará de uma vitória por dois gols. Uma vitória por 1 a 0 do Grêmio levará a partida para a decisão nas cobranças de pênaltis.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, em Porto alegre.
O jogoAtuando em casa e contra um time que foi até Curitiba disposto a marcar e tentar o gol somente em jogadas de contra-ataque, o Atlético-PR dominou o primeiro tempo e não permitiu que o Grêmio chegasse na sua área defensiva uma vez sequer. Com isso, o goleiro Dida teve muito trabalho e foi muito exigido na primeira etapa.

A primeira chance de grande perigo do Furacão veio logo aos 13 minutos. Após um chutão da defesa para o ataque, Manoel acabou acertando um lançamento às costas de Pará. A bola sobrou em boas condições para Éderson finalizar para o gol, mas bem posicionado, Dida espalmou para escanteio.

Aos 20 minutos, Dida contou com a sorte e falta de pontaria para não ver a sua rede balançar. Em cobrança de falta precisa, Paulo Baier chutou no mesmo canto do goleiro, que preferiu só olhar, mas a bola tirou tinta da trave.
De tanto insistir, o Furacão chegou ao gol inaugural. Insistindo pelas laterais, Léo subiu do lado direito e cruzou para a área. Esperto, Dellatorre antecipou o zagueiro Werley e cabeceou para baixo, sem chances para Dida.
Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, o Atlético assustou mais uma vez. Ederson agiu como um pivô dentro da área e só rolou para Everton, que chegou de trás. O meia chutou rasteiro e Dida fez uma grande defesa.

Grêmio se seguraA segunda etapa pareceu um replay do que se assistiu no primeiro tempo. Mesmo com o resultado positivo, o Atlético se manteve indo para frente e pressionando o adversário no campo de defesa. Com isso, mais uma vez, Dida foi obrigado a fiar atento em todos os momentos e trabalhar muito. Logo aos seis minutos, Everton tentou um chute ao gol, mas a bola desviou na defesa. Na sobra, Dellatorre também desviou e obrigou o goleiro gremista a fazer grande defesa.

Sem conseguir ampliar o placar com a bola rolando, o Atlético-PR voltou a apostar na bola parada. Aos 22 minutos, o Furacão conseguiu uma cobrança de falta próximo a meia-lua, porém Paulo Baier cobrou fraco e facilitou a defesa de Dida.

Vendo que não seria atacado pelo Grêmio, o Furacão se jogou com tudo ao ataque, mas não conseguia criar chances claras de gol. A defesa do Grêmio se segurou e a boa atuação de Dida não permitiu que o Atlético-PR ampliasse o placar.